Um Insano no Teclado: Dinâmicas de grupo

segunda-feira, 26 de março de 2012

Dinâmicas de grupo


"Vai lá fulaninho...é a sua vez!"

    Dinâmicas de grupo são embaraçosas e ao mesmo tempo engraçadíssimas (lógico...quando não é você que "paga o mico").
    Essas malditas acontecem em todo lugar, da primeira aula de filosofia, àquela entrevista de emprego.
    Mesmo não tendo vivido muito, procuro me informar sobre experiências futuras que provavelmente farão meu coração disparar, e meus poros cutâneos se inundarem de um suor maldito que não perdoará nem meu desodorante de jato seco. De palitos de fósforo que foram feitos para queimar mais rápido a micos a serem pagos na frente de todos, dinâmicas de grupo foram feitas para desgraçar sua reputação e te traumatizar para sempre.

- HORA DA EXPERIÊNCIA -

    Estava eu no meu colégio novo nos primeiros dias de aula...eis que entra na sala, na manhã de uma quarta-feira que já não estava boa, a professora de filosofia.
    Essa professora é muito legal, mas o que deixou a aula mais legal ainda, foi a realização de uma dinâmica de grupo proposta por ela (tentar fazer ironias quando se escreve não dá certo de jeito nenhum). A dinâmica consistia em escrevermos um "mico" para um amigo pagar. A brincadeira começou e a professora sorteou o primeiro nome, o primeiro aluno se levantou e leu o "mico" proposto, e depois de um breve silêncio para uma rápida e profunda reflexão da "desgraceira" que essa brincadeira estava prestes a acarretar, a professora toma ar e diz: "Vai, pode fazer.", o aluno, ainda assustado com o choque, diz:" Fazer o que "ssora"?", a professora embarcara numa crise de risos sem fim quando disse:" Gente, essa brincadeira foi feita para mostrar para vocês quão ruim é o que vocês desejam aos outros". O caos se instalou rápida e severamente. O QUE TINHA DE GENTE MUDANDO O MICO ERA IMPRESSIONANTE, a maioria deles, depois da revelação bombástica, envolvia silêncio, a cadeira, e ficar sentado. Eu não! Mantive com honra meu "mico" até o final. O meu "mico" era : "Ensinar a professora a dançar "Macarena"..."...é isso mesmo, "Macarena", para quem não sabe, "Macarena" é uma música apreciadíssima pelos apreciadores de festas de aniversários em que todos ficam de porre e numa determinada parte da festa, ninguém mais se entende e todos começam a "balbunciar" as letras das músicas, até que surge essa música, e o que todos sabem cantar dela é : "êêêêêê Macarena...ayyy!".
    Pelo visto, minha professora era uma dessas pessoas que só cantavam o trecho anteriormente destacado...vou explicar porque.
    Quando ouvi a voz dela penetrando em meus ouvidos dizendo que iria escolher o próximo nome, me apressei para ver quem seria o "infelizardo". Ela sorteou, pegou um papelzinho da urna que ela havia improvisado na sala mesmo, abriu o papel... E LÁ ESTAVA...O MEU NOME...destino, eu te odeio com todas as minhas forças!
    Logo após ler meu nome em voz alta, ela olhou para o que eu chamo de "horizonte de escape", que é só o meu jeito pretensioso de descrever o momento embaraçoso que os professores passam quando ainda não sabem os nomes dos alunos e propõem uma dinâmica, aí quando leem um nome, olham para o meio da parede do fundo da sala com cara de perdidos, isso que é o "horizonte de escape".
    Voltando...ela leu o meu nome e eu tive vários ataques cardíacos seguidos de breves oscilações bruscas de pressão e temperatura. Depois de soltar aquele incontrolável sorrisinho de "estou-sem-graça-por-levantar-da-minha-cadeira-na-frente-da-turma-toda", tomei postura, ar e li o meu "mico" proposto. Quando terminei de ler, ela me chamou na frente para realizá-lo e eu disse que não ia nem amarrado!
    Ela não poupou esforços para me ver pagando um "mico" legal!... se dirigiu à minha cadeira  começou a realizar o "mico" comigo. Lembram-se que eu disse que  música era apreciada pelas pessoas bêbadas de final de festa que não sabem a letra e só gritam partes? Então...minha professora tinha uma certa afinidade com esse grupo!
    Eu sei cantar essa música, e depois que eu comecei a dançar e cantar a música, a professora (mesmo eu tendo cantado o mais baixo possível) percebeu que eu sabia cantar a tal badalada música. A surpresa dela foi tão arrebatadora que o grito que ela soltou, acordou os defuntos que descansavam lindamente ao som de nada, na órbita de plutão (tá bom...tá bom, ela não gritou tão alto, devo deixar de ser exagerado!).
    Quando eu abri a minha maldita boca para cantar a maldita música com letra desconhecida, sofri, além de ataques cardíacos e oscilações bruscas de pressão e temperatura, sofri AVCs seguidos (AVC= Acidente Vascular Cerebral ... DERRAME). Após minha série de AVCs, esqueci como se dançava, cantava,respirava, enfim...tudo. A sorte, é que a minha professora sabia dançar, e sabia a parte do grito, então tava beleza!
    A professora salvou minha vida, por que no momento em que eu esqueci o rumo da vida, além de passar por tudo, meus problemas se afloraram de tal forma que apenas uma explosão nuclear me acalmaria (para vocês terem uma ideia), tudo me atacou, minha esquizofrenia, psicose, e até um aneurisma (rompimento de vasos sanguíneos que irrigam o cérebro em decorrência de uma grande pressão psicológica sofrida).
    Enquanto tudo isso me ocorria, meu complexo de perseguição ia se agravando cada vez mais, me fazendo tremer e consequentemente enlouquecer.

- "PRECISA-SE URGENTEMENTE DE AJUDA, RÁPIDO!"-

Um comentário:

Mônica Bandez disse...

Carambaaa eu já passeio por isso...entendo muito bem..mas o que dá na cabeça desses professores..será que naum tiveram adolecência...que M....acho que eles fazem uma pós graduaçào ..COMO ENVERGONHAR SEUS ALUNOS KKKK,muito bom o texto..imaginei a cena e morri de rir !!!